O Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, inaugurou, nesta quinta-feira (04/05), a terceira exposição de arte organizada pelo Centro Cultural PGE-RJ desde que o prédio histórico do Convento do Carmo foi restaurado e reaberto ao público em março de 2022. “Nuances de Brasilidade: Repertório” reúne 14 artistas brasileiros com obras cedidas por colecionadores particulares.
No evento, para convidados, Bruno Dubeux agradeceu a colaboração de vários colegas procuradores que contribuíram com a organização da mostra. O diretor do Centro Cultural PGE-RJ, Procurador Anderson Schreiber, destacou que já passaram quase 10 mil pessoas pelo Centro Cultural, em visita às duas mostras anteriores, incluindo estudantes da rede de ensino pública a privada.
A curadora da PGE, Cecília Fortes, elogiou a pronta disponibilidade dos colecionadores e lembrou que é na interação com o espectador que a obra de arte ganha vida e exerce a sua potência, referindo-se à decisão de abrir o acesso de uma obra de colecionador ao público.
Compõem a mostra obras dos seguintes artistas: Abraham Palatnik; Emanoel Araújo; Ernesto Neto; Frans Krajcberg; José Bechara; Kilian Glasner; Luiz Braga; Luiz Zerbini; Mario Cravo Neto; Miguel Rio Branco; OSGEMEOS; Rubem Valentim; Santídio Pereira; e Wagner Malta Tavares.
A visitação do público à exposição, gratuita, começou nesta sexta-feira (05/05) e se estenderá até 16 de setembro de 2023, de terça a sábado das 10h às 18 horas, no Convento do Carmo, na Praça XV, no Centro.