03 de janeiro de 2023
Governador Cláudio Castro dá posse ao novo secretariado e reconduz ao cargo o Procurador-Geral do Estado
Philippe Lima/GOVRJ

O governador Cláudio Castro deu posse, nesta segunda-feira (2/1), ao novo secretariado, dando continuidade ao trabalho de reconstrução do Rio de Janeiro. Entre os que tomaram posse, treze secretários já estavam no comando de algumas pastas, entre eles o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, que foi reconduzido ao cargo.

Foram criadas novas secretarias como a da Mulher – compromisso de Castro durante sua campanha de reeleição -, de Habitação, e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.

- Em nosso segundo mandato, é chegada a hora de o Rio de Janeiro se posicionar como um ator global novamente. Nos próximos quatro anos temos novos desafios que requerem união de esforços. Aos novos secretários, secretárias, diretores e presidentes de órgãos estaduais, estejam certos de que muito trabalho nos aguarda. O Rio de Janeiro melhorou, é verdade, mas não significa que nossa missão foi totalmente cumprida. O Rio precisa de mais e nós vamos entregar mais ao Rio - declarou Cláudio Castro.

A Secretaria das Cidades e a de Infraestrutura e Obras foram fundidas. As pastas passam a formar a Secretaria de Infraestrutura e Cidades, administrada por Uruan Cintra.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais foi desmembrada em duas. Foram criadas as pastas de Indústria e Comércio, conduzida por Vinicius Farah, e de Óleo, Gás e Energia, com Hugo Leal como titular.

Bruno Dubeux assumiu a Procuradoria Geral do Estado em setembro de 2020 em meio à pandemia da Covid 19 e aos grandes desafios que se apresentaram ao Estado naquele ano.