09 de dezembro de 2022
Procuradores do Estado são Homenageados com a Medalha Tiradentes da Alerj
Claunir Tavares
Procuradores do Estado são Homenageados com a Medalha Tiradentes da Alerj

O Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, e a presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Adriana Bragança, foram homenageados, nesta quinta-feira (8/12), pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com a outorga da Medalha Tiradentes, a maior honraria do parlamento fluminense. A solenidade foi realizada no Centro Cultural da PGE-RJ, no Convento do Carmo, e presidida pelo deputado André Ceciliano, presidente da Alerj.

No discurso de abertura, o presidente da Alerj, destacou a grande oportunidade para celebrar a PGE.

- A PGE tem tido um papel fundamental em promover o controle interno da legalidade para a preservação dos interesses da sociedade, sendo, sem dúvida alguma, referência nacional quando se trata de advocacia pública – assegurou André Ceciliano.

Ele ressaltou que se sente particularmente honrado em poder prestar merecida homenagem a dois procuradores que são referências nos seus campos de atuação. E parabenizou Bruno Dubeux pelo brilhante trabalho à frente da PGE-RJ, e Adriana Bragança pela condução “com maestria e assertividade” da Associação dos Procuradores do Estado do Rio.

Lembrou que Bruno Dubeux assumiu a PGE-RJ em setembro de 2020 e, desde então, tem primado pelo diálogo entre as instituições integrantes do sistema de Justiça, na defesa das demandas da carreira, na comunhão de esforços para a capacitação profissional e na busca de maior eficiência administrativa.

Na referência à Procuradora Adriana Bragança, mencionou sua trajetória profissional, tendo sido chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Estadual de Esportes, assistente da Procuradoria da Dívida Ativa, procuradora regional de Niterói e presidente da Advocacia Pública da OAB-RJ.

-Eu encaro essa homenagem como o reconhecimento à história construída a muitas mãos. Essa história não é só minha, ela se somou a tantas outras histórias vividas dentro da PGE – destacou a presidente da Aperj, Adriana Bragança, em agradecimento à homenagem.

No discurso de agradecimento pela homenagem, o Procurador-Geral lembrou que quando assumiu o cargo a relação com a Alerj era bem tensionada em meio a um quadro institucional de grave crise, com o governador afastado, e a Procuradoria sendo alvo de muitas críticas.

Destacou que uma das primeiras iniciativas foi fazer uma visita à Alerj e assumiu o compromisso de dar respostas a todos e qualquer pleito que a assembleia encaminhasse à PGE. Por isso, homenageou a Alerj por ter agraciado os procuradores com a comenda e ter feito a cerimônia no Centro Cultural da PGE.

- Eu tenho ampla convicção que esta homenagem se deve a todo o esforço coletivo de todos os meus colegas, com quem eu quero dividir essa honraria porque eu tenho certeza que todos os avanços que a gente conquistou foram fruto de um trabalho coletivo e hercúleo de todos – agradeceu Bruno Dubeux.

A cerimônia contou com a participação da Conselheira do TCE, Mariana Montebello Willeman, o Procurador do Estado Bruno Hazan, o Defensor Público-Geral Rodrigo Pacheco, e a ex-Procuradora-Geral Lucia Léa Guimarães Tavares, que integraram a mesa do evento, entre tantos procuradores, secretários de Estado e membros do Sistema de Justiça.