02 de dezembro de 2022
Procurador do Estado Marcello Cinelli é Agraciado com Medalha Mérito Avante Bombeiro
Paulo Vitor

O Procurador do Estado Marcello Cinelli foi homenageado, nesta sexta-feira (2/12), com a Medalha Mérito Avante Bombeiro, em cerimônia no quartel do Comando-Geral, na Praça da República, Centro do Rio, com a presença do governador Claudio Castro. A comenda ao Procurador foi entregue pelo Subsecretário de Estado de Defesa Civil, Cel BM Márcio Romano Correa Custódio.

A medalha Mérito Avante Bombeiro é conferida às personalidades, civis ou militares, “pelos distintos esforços em prol do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e da população Fluminense, os quais promoveram benefícios consideráveis ao seu patrimônio, à sua tropa ou ainda a sua comunidade, por ato próprio ou quando no desempenho de sua função de modo direto ou indireto”.

Marcello Cinelli de Paula Freitas começou a exercer a advocacia pública, em 1994, quando ingressou na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Em 1998, tomou posse no cargo de Procurador do Estado. Ao longo da carreira, exerceu os cargos de Procurador-Chefe da Procuradoria do Patrimônio e Meio Ambiente, e das Secretarias Estado da Casa Civil, Habitação, Governo, Direitos Humanos e Ciência e Tecnologia e, atualmente, Defesa Civil. Foi Procurador-Assessor do Procurador-Geral do Estado, Diretor Juridico do RJPREV e Procurador-Geral da UERJ.

Cinelli é advogado inscrito na OAB desde 1992. Mestre em Direito Público e autor da obra Nulidades da Sentença Cível, é o titular do escritório Paula Freitas e Cinelli, fundado em 1978, e Diretor Jurídico do IBOL. É casado com Ana Luísa Matoso de Paula Freitas e pai da Mariana e do Rodrigo.

- Esse é um momento especial. Recebo com muito orgulho a comenda, que divido com a PGE, na pessoa da Procuradora Tânia Elias, e com toda a equipe da assessoria jurídica da SEDEC/CBMERJ, na pessoa da Dra. Isabel Brazil e do Major Mário Henrique, agradeceu Marcello Cinelli.