05 de novembro de 2022
PGE-RJ traz o jornalista e historiador Thiago Gomide para falar do rádio na série “Quintas do Carmo”

O Centro Cultural da PGE-RJ recebeu, nesta quinta-feira (03/11), o jornalista Thiago Gomide para falar sobre “História(s) do Rádio no Brasil", em mais uma edição da série Quintas do Carmo.

Thiago Gomide é presidente da rádio Roquette-Pinto, colunista do jornal O Dia, apresentador do History Channel e um dos 30 maiores influenciadores em Educação na plataforma Tik-Tok. O projeto Tá na História, que ele criou, ultrapassa a marca de um milhão de seguidores. Thiago é Mestre em História pela Fundação Getúlio Vargas.

O Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, ressaltou na apresentação do palestrante, a grande contribuição de Thiago Gomide na promoção do Centro Cultural da PGE, inaugurado em março deste ano no antigo Convento do Carmo, depois da restauração do prédio histórico.

O historiador Thiago Gomide, para situar a plateia na linha do tempo do rádio, que começa por volta do ano de 1890, lembrou o esforço do padre Landell de Moura, pioneiro na transmissão radiofônica, mas que, sem apoio financeiro, não conseguiu desenvolver e patentear o experimento.

Thiago Gomide destacou a relação entre o baixo custo da operação de transmissão e o grande potencial para multiplicar a audiência, como uma vantagem do rádio, em comparação com a televisão, na construção da nação brasileira.

Ressaltou a forte relação que o brasileiro desenvolveu com o radinho de pilha e como a tecnologia aproximou o público mais humilde, por exemplo, do futebol, aumentando de forma considerável os apreciadores do esporte.

Ao final do encontro, o Procurador-Geral agradeceu ao historiador pela palestra e convidou os participantes para visitarem a recém inaugurada exposição “Passado Presente: 200 Anos Depois” na galeria de arte do Centro Cultural da PGE.