Home > Imprensa > Notícias
22 de setembro de 2022
PGE-RJ Realiza Seminário sobre Imprensa e Direito e homenageia jornalista Ancelmo Gois
Facebook Twitter
Paulo Vitor
PGE-RJ Realiza Seminário sobre Imprensa e Direito e homenageia jornalista Ancelmo Gois

O edifício histórico do antigo Convento do Carmo, que um dia serviu de residência para D. Maria I, rainha de Portugal, recebeu nesta terça-feira (20/09) jornalistas e juristas, para o seminário “Imprensa e Direito: Homenagem a Ancelmo Gois”.
O evento foi aberto pelo Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, que expressou seu reconhecimento ao trabalho do jornalista, a cuja coluna no jornal O Globo chamou de “diário oficial da sociedade”.

O painel “A Liberdade de Imprensa e o Direito Brasileiro”, moderado pelo Procurador-Geral, reuniu o Procurador do Estado Gustavo Binenbojm, e o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), jornalista Octávio Costa. Em outro painel, o debate focou “A Imprensa na Sociedade Contemporânea”, com exposições do Procurador chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE, Anderson Schreiber, e jornalista Ruth de Aquino, colunista de O Globo. Este painel foi conduzido pelo Subprocurador-Geral do Estado, Flavio Willeman.

À tarde, durante o terceiro painel do encontro, o jornalista Lauro Jardim (O Globo), e os diretores de sites especializados em assuntos jurídicos Marcio Chaer (Conjur) e Miguel Matos (Migalhas), debateram sobre “Direito e Comunicação Digital” mediado pela Procuradora do Estado Tatiana Simões.
O painel “Liberdade de Opinião e Contraponto na Imprensa Brasileira” reuniu o jornalista Mario Sabino, do site O Antagonista e revista Crusoé, e o Procurador do Estado, Bruno Terra, mediados pela Procuradora Cristina Francesconi.
Ao final do seminário, o Procurador-Geral Bruno Dubeux agradeceu aos organizadores do evento, aos jornalistas convidados e ressaltou o privilégio da realização do encontro no Centro Cultural da PGE, no Convento do Carmo, e agradeceu ao jornalista Ancelmo Gois.

-Em suas notas têm muito humor, afeto e gentileza. Uma paixão enorme pela nossa cidade, nosso povo, pela cultura, pela arte, e pela música. Esse é o objetivo do nosso Centro Cultural. Trazer um pouco disso para a nossa instituição, para nossa população e para a nossa cidade – destacou Bruno Dubeux.

O Procurador-Geral presentou o jornalista Ancelmo Gois com uma placa em sua homenagem com os seguintes dizeres: “A Procuradoria Geral do Estado do RJ presta homenagem ao ilustre jornalista Ancelmo Gois em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da liberdade de expressão e da proteção aos direitos fundamentais no estado do Rio de Janeiro”

Ancelmo Gois agradeceu a homenagem e lembrou a admiração que tem pela instituição.

-Tenho muito apreço por essa Casa. Ela joga a favor da luz, da claridade – finalizou o jornalista.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter