O Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, homenageou nesta sexta-feira (8/7) o Procurador do Estado Roberto Cabral Benjo, que se aposentou depois de 35 anos de trabalho na PGE-RJ. Bruno Dubeux entregou ao colega a placa com o nome do Procurador que identificou a sua sala de trabalho na Procuradoria.
- Esta placa é o símbolo que queremos lhe oferecer para você levar um pouco de algo material da PGE em retribuição àquilo que você fez na sua carreira pelo Estado e pela Procuradoria – destacou o Procurador-Geral do Estado.
A presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Adriana Bragança, ressaltou que esta foi uma homenagem singela mas significativa, para reconhecer que o tempo de convivência com o Procurador Benjo marcou a memória de todos para sempre.
- O tempo que a gente passa, a gente já não tem o tempo que passou, mas a gente tem todo o tempo do mundo. Todo o tempo do mundo do Benjo vai se cristalizar em toda a história que ele construiu. Uma história que a gente tem que manter viva como legado: Isenção, comprometimento e um amor profundo pela instituição- observou Adriana Bragança.
E citou um trecho de “Poética” de Vinicius de Moraes. “Eu nasço amanhã/Ando onde há espaço. O meu tempo é quando”. E completou: “Você está agora no nosso tempo quando. Quando a gente anda o Benjo está andando junto com a gente”.
Agradecendo a homenagem, o Procurador Roberto Cabral Benjo, destacou que na PGE construiu as suas maiores amizades, encontrou o amor de sua vida, e aprendeu com os seus chefes a ter postura.
- Aqui eu aprendi a advogar, aprendi a ser servidor público, entender o que é servidor público, aprendi a ser chefe, mas aprendi sobretudo a ser chefiado, porque a gente tem muita soberba. Daqui eu não sei o que eu não tirei de experiência de vida. A advocacia que exerci fora aprendi aqui. Foram 35 anos de muita alegria. E Bruno, você foi um chefe espetacular, foi um prazer trabalhar com você. Tenho muito orgulhoso. Você representa muito bem a nossa Casa, concluiu Benjo.
Estiveram presentes à homenagem, o Desembargador Jose Roberto Portugal Compasso, ex-Procurador do Estado, o ex-Procurador-Geral do Estado, Leonardo Espíndola, vários colegas do homenageado e contemporâneos do 5º Concurso, além de assessores do Gabinete da PGE.
Carreira do Procurador
O Procurador Roberto Benjo foi nomeado para o cargo em fevereiro de 1987, depois de ser aprovado no 5° Concurso para admissão na carreira. Começou trabalhando na 4ª Procuradoria Regional nas Comarcas de Paracambi e Barra do Piraí. Em seguida, em 1990, serviu à 3ª Procuradoria Regional, lotado em Nova Iguaçu.
Em 1996, foi deslocado para a Procuradoria de Pessoal (PG-4), onde permaneceu até 2007. Em 2008, foi lotado na Procuradoria de Meio Ambiente (PG-06), servindo no Gabinete do Procurador-Geral. Em seguida, desempenhou suas funções na Procuradoria de Serviços Públicos (PG-08), servindo ainda no Gabinete do Procurador-Geral.
Em 2016 foi lotado na Diretoria de Gestão da PG-02 (Gabinete da PGE). Em 2018, muda-se para a Coordenadoria Geral do Sistema Jurídico (PG-15), e em 2019 volta a trabalhar na Procuradoria de Serviços Públicos. E, a partir de 2020, volta a atuar na Coordenadoria Geral do Sistema Jurídico onde permaneceu até fevereiro de 2022, quando se aposentou.
Durante sua carreira, Roberto Benjo foi membro eleito efetivo do Conselho da Procuradoria Geral do Estado com mandato entre 1991 e 1993. E, em 1998, foi agraciado pela Polícia Civil com a “Medalha da Amizade” pelos relevantes serviços prestados à instituição policial.