Home > Imprensa > Notícias
31 de maio de 2022
PGE-RJ Abre Série “Novas Vozes do Direito” com Palestra da Advogada e Professora Luna Barroso
Facebook Twitter
Claunir Tavares
PGE-RJ Abre Série “Novas Vozes do Direito” com Palestra da Advogada e Professora Luna Barroso

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) recebeu nesta terça-feira (31/5) o Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, do TJRJ, e a advogada e professora Luna Barroso, para participar da primeira palestra da série “Novas Vozes do Direito”.

O Procurador-Geral do Estado Bruno Dubeux, saudou a todos os presentes e destacou sua alegria de receber os convidados, a advogada Luna Barroso e o Desembargador do TJRJ André Gustavo Corrêa de Andrade, e parabenizou o Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE, Anderson Schreiber, e o Subprocurador-Geral Flavio Willeman, pela ideia e organização do projeto para a série de palestras “Novas Vozes do Direito”.

O Procurador-Chefe do Cejur, Anderson Schreiber agradeceu ao Procurador-Geral pelo apoio ao projeto. Ressaltou que o projeto pretende unir diferentes gerações e conceder um espaço acadêmico e profissional aos convidados desta série de palestras. E agradeceu ao Subprocurador Flavio Willeman pela escolha dos palestrantes e do tema “Liberdade de Expressão e Democracia”, enfatizando que alguns temas, como este, merecem um olhar mais renovado.

O Subprocurador-Geral do Estado Flavio Willeman lembrou que há muito tempo vinha falando sobre a realização deste projeto, já que a PGE sempre foi pioneira e tem tradição de formar professores, acadêmicos e estudiosos do Direito. E ressaltou que a PGE tem um hábito saudável de fazer com que jovens talentos, professores, interajam com professores consagrados, geralmente da Casa. E convidou os novos Procuradores, aprovados no 18° Concurso, para participar deste projeto.

E destacou que a professora Luna escreveu um trabalho de mestrado “Liberdade de Expressão e Democracia na Era Digital e o Impacto das Mídias Sociais no Mundo Contemporâneo”, e pensou que o tema poderia abrir o projeto “Novas Vozes do Direito”, junto com o Desembargador André Gustavo, que é o maior especialista na matéria para debater o tema na PGE.

A professora Luna Barroso, mestre em Direito Público pela UERJ e doutoranda em Direito Constitucional pela USP, destacou que o ponto de partida, quando decidiu escrever o livro e o caminho que tentou percorrer na dissertação de mestrado, foi o entendimento de que as redes sociais e as plataformas digitais trouxeram inúmeras contribuições positivas para a vida contemporânea.

Lembrou que as plataformas e redes digitais aumentaram a participação do debate público, o pluralismo político, e permitiram manifestações em nível mundial contra governos autoritários. Ressaltou, porém, que elas trouxeram alguns novos riscos, com eventuais danos que o discurso ilícito ou abusivo pode causar a indivíduos e instituições.

Explicou que, a exemplo do roteiro que seguiu no livro, vai dividiu sua palestra em dois eixos principais: o primeiro é uma recapitulação da teoria tradicional da liberdade de expressão, qual o papel que ela cumpre em governos democráticos e como a era digital revolucionou ou exige, talvez, uma releitura de alguns aspectos desse direito fundamental.

Destacou que a segunda parte do livro é uma abordagem mais propositiva de como se pode pensar a regulação desses novos ambientes com uma preocupação de resguardar a liberdade de expressão, que é um direito fundamental e cumpre um papel essencial em todas as democracias, mas também tentar endereçar alguns desses novos riscos.

Galeria de Imagens

Vídeo


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter