Home > Imprensa > Notícias
14 de janeiro de 2022
Historiadora Mary del Priore visita o Convento do Carmo e diz que a recuperação do espaço ajuda o Brasil a conhecer melhor sua história
Facebook Twitter
Historiadora Mary del Priore visita o Convento do Carmo e diz que a recuperação do espaço ajuda o Brasil a conhecer melhor sua história

 

Autora da principal obra de reconstituição histórica da passagem da rainha de Portugal D. Maria I pelo Rio de Janeiro, onde residiu no antigo Convento do Carmo, a historiadora Mary del Priore visitou os aposentos que serviram à rainha, depois das obras de restauro promovidas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ).

Mary del Priore veio a convite do Procurador-Geral Bruno Dubeux para conhecer os detalhes da obra que restaurou e recuperou a atmosfera do tempo em que D. Maria I residiu no local.
A autora escreveu o livro “D. Maria I – As perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como “a louca” – principal obra sobre a vida da rainha de Portugal que residiu no Convento do Carmo durante seus últimos 8 anos de vida.
Ciceroneada pelo Procurador-Geral Bruno Dubeux e pela arquiteta Patrícia Gullo, responsável pela obra, a autora vistoriou os antigos aposentos de D. Maria I e lembrou que no Convento residiu a ala feminina da família real portuguesa que veio para o Rio de Janeiro. E gravou um pequeno depoimento para o vídeo que está sendo preparado para a inauguração do novo espaço, que abrigará o centro cultural da PGE e a Escola Superior de Advocacia Pública.

- Este espaço abrigou uma das figuras mais importantes do nosso passado que foi D. Maria I de Portugal e do Brasil. É importante que se diga que D. Maria foi também rainha do Brasil. Uma mulher que, ao contrário da lenda, nada tinha de louca. D. Maria vai fazer desse espaço também o espaço de sua dor. Dor de quem perdeu o seu marido adorado, seu grande companheiro D. Pedro, dor de quem perdeu seu filho mais velho e primogênito que a sucederia no trono de Portugal, seus netos, seus amigos. Ela vai pouco a pouco perdendo oito entes queridos o que a levam a uma depressão profunda. E a recuperação deste espaço é de fundamental importância pra nós irmos às raízes mesmo da nossa história, das nossas ligações com Portugal, realçou Mary del Priore.

Aproveitando a visita, Mary del Priore presentou o Procurador-Geral Bruno Dubeux com um exemplar de seu último livro “À Procura Deles”, sobre “quem são os negros e mestiços que ultrapassaram a barreira do preconceito e marcaram a história do Brasil”, como informa a sinopse na capa do livro. “Ao caro dr. Dubeux, com admiração e votos de sucesso”, escreveu na dedicatória a historiadora.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter