Home > Imprensa > Notícias
04 de outubro de 2021
Ex-Procuradora-Geral do Estado se aposenta
Facebook Twitter
Ex-Procuradora-Geral do Estado se aposenta

Depois de uma vida dedicada ao Estado do Rio de Janeiro e à PGE-RJ, se aposentou, nesta data, a Ex-Procuradora-Geral do Estado (2007-2016), Dra. Lucia Lea Guimarães Tavares.

Lucia Lea foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro – APERJ (2000-2006) e a única, até o momento, a ocupar o cargo de Procuradora-Geral do Estado, tendo um papel fundamental no crescimento e no fortalecimento institucional da PGE, bem como no reconhecimento dos seus membros.

Além de ter presidido e organizado 3 (três) concursos públicos para ingresso na carreira de Procurador do Estado e do primeiro concurso público para Servidores da Casa, Lucia Lea foi responsável pela implantação da precursora Câmara de Solução de Litígios de Saúde – CRLS, pela aquisição e reforma dos principais prédios da instituição, em especial a do seu edifício sede, bem assim a recuperação do próprio do antigo Convento do Carmo.

Lucia Lea participou ativamente da defesa judicial dos legítimos interesses do Estado do Rio de Janeiro em temas muito complexos e sensíveis para a sociedade fluminense, tais como o reconhecimento dos direitos da união homoafetiva, do sistema de cotas para ingresso nas universidades públicas e do modelo constitucional de divisão de royalties e participações especiais.

Lucia Lea presidiu, ainda, o Colégio Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal – CONPEG (2011 – 2015) e ocupa atualmente a presidência da Comissão Antirracista da PGE-RJ.

Ela mantém um legado imenso e uma legião de amigos e admiradores, dentro e fora da Casa.


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter