24 de setembro de 2021
PGE-RJ conclui série de homenagens aos Procuradores de Estado que se aposentaram nos últimos anos
Claunir Luiz Tavares

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) homenageou, nesta sexta-feira (24/09), o último grupo de Procuradores do Estado que se aposentou nos últimos anos:

Claudia Costa Mansur
Fabio Giusto Morolli
Maria Nazareth Amaral Freitas
Maurício Santiago Câmara.

Em cerimônia no auditório Machado Guimarães, o Procurador-Geral Bruno Dubeux entregou aos homenageados as placas que identificavam os escritórios dos Procuradores durante suas passagens pela instituição.

No evento desta sexta-feira, o Procurador-Geral explicou que devido à pandemia da Covid-19 as homenagens foram feitas, desde março, reunindo pequenos grupos para evitar aglomerações. Foram vários encontros entre março e agosto que homenagearam os seguintes Procuradores do Estado aposentados:

Flávio Martins Rodrigues
Rosa Filomena Schmitt de Oliveira e Silva
Maria Fernanda Valverde
Sérgio Nelson Manheimer
Leonardo Orsini de Castro Amarante
Marta Ayres da Cruz Athayde
José Roberto Abrunhosa
Aline Reis de Souza Jatahy
Maria de Lourdes F. de A. Sampaio
Luiz Eduardo Lessa Silva

Além desses, outros homenageados não puderam participar das cerimônias:
Francesco Conte
Dante Braz Limongi
Joao Batista Maciel Fonseca
Sandra Maria Ferreira dos Reis

Durante a cerimônia desta sexta-feira, o Procurador-Geral lembrou que a ideia de dar a placa aos homenageados nasceu de uma de suas idas ao gabinete do Governador Claudio Castro, onde viu na parede a placa “Vereador Claudio Castro”, e soube que o ex-vereador pediu para levar a placa quando deixou a Câmara para assumir o Governo.

-Logo que cheguei aqui pedi para ver no almoxarifado quais placas estavam armazenadas para a gente aproveitar e prestar uma homenagem a todos os colegas que deixaram seus nomes, não as saudades. E por força da pandemia a gente foi fazendo as homenagens em pequenos grupos que eu espero que seja uma tradição agora, que a gente leve para o futuro toda vez que um colega se aposentar, resumiu Bruno Dubeux.

O Procurador-Geral lembrou que os homenageados representam as gerações que receberam os procuradores que ingressaram na carreira em concursos mais recentes e que sempre prestaram um serviço enorme para a Procuradoria, para o Estado e à sociedade, abraçando as gerações mais novas que aprenderam com o exemplo dos homenageados.

-Nada mais justo do que prestar essa singela homenagem, mas repleta daquilo que a Procuradoria tem de melhor, que é o afeto, o amor, os laços que nos unem e a nossa amizade, afirmou Bruno Dubeux.

A Presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Adriana Bragança, que participou da homenagem fez uma saudação realçando o afeto entre os colegas.

- Nós somos efetivamente uma Casa, não é só um local de trabalho, mas vivemos uma Casa, com aquele sentido de pertencimento e uma coisa que a gente preserva é a ideia do mentor. E é muito bonito quando a gente se permite ser mentorizado pelas gerações anteriores. A vida é isso: sucessão de pessoas, sucessão de fatos e a sucessão de alegrias. Eu prefiro pensar nas alegrias. Saudades só existe porque a pessoa foi importante. Vocês deixaram saudades, porque vocês foram e são importantes para a Casa, finalizou Adriana Bragança.