18 de agosto de 2021
Procurador-Geral do Estado e Procurador-Geral de Justiça abrem curso “Prevenção e Combate a Ilícitos nas licitações”

Em uma parceria inédita entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), começou nesta terça-feira (17/08) o curso online “Prevenção e Combate a Ilícitos nas Licitações”, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), da PGE, e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB), do MPRJ, que reuniu 500 inscritos.

Na abertura do curso pela plataforma zoom, o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, agradeceu a presença de todos e especialmente do Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, pela parceria entre as duas instituições e ressaltou a importância do diálogo.

- Este é um momento que nos dá muita satisfação do ponto de vista pessoal e institucional, porque uma das funções mais gratificantes que temos aqui na Procuradoria Geral do Estado é a de promover diálogos institucionais com o objetivo de alcançar maior interação entre as instituições, especialmente aquelas do Sistema de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, comemorou Bruno Dubeux.

O Procurador-Geral do Estado destacou que o curso veio num momento oportuno dentro do novo ambiente de contratações, em decorrência da nova lei de licitações, e ressaltou o esforço da das instituições para aperfeiçoar os instrumentos de controle e combate ao ilícito.

-Nós nos esforçamos diuturnamente para manter vivo e atuante os diversos mecanismos de controle e combate à corrupção. Esse curso vem materializar a associação entre as duas instituições, PGE e MPRJ, com o objetivo de ampliar e melhorar os instrumentos de combate ao ilícito na administração pública, afirmou o Procurador-Geral do Estado.

O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, parabenizou o Procurador-Geral do Estado pela iniciativa e ressaltou que o curso reuniu o melhor das duas instituições para debater temas importantes para a sociedade.

-Reunimos os nossos melhores nomes para debater temas extremamente relevantes da nossa sociedade, não só pela questão da nova lei de licitação, mas também pelo momento histórico que vivemos, pela necessidade de cada vez mais aprimorarmos os controles dos atos administrativos, afirmou o Procurador Geral de Justiça, Luciano Mattos.

O Procurador-Geral de Justiça agradeceu aos organizadores do curso, o Procurador do Estado Anderson Schreiber, Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) da PGE-RJ, e o Promotor Leandro Navega, diretor do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB), do MPRJ.

-Tenho certeza que todos os que estão nos assistindo terão a oportunidade de participar de um evento grandioso e de resultados muito importantes para o crescimento pessoal mas também trazendo luzes a essa temática que é tão importante para a administração de interesse público de uma forma geral, disse Luciano Mattos.

O Procurador do Estado Anderson Schreiber, chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE destacou a parceria do Promotor de Justiça Leandro Navega, à frente do IERBB.

-Eu agradeço em nome do Centro de Estudos Jurídicos ao Procurador-Geral de Justiça e queria fazer um registro especial da importância do trabalho do dr. Leandro Navega para que essa iniciativa conjunta inédita se realizasse, afirmou o Procurador do Estado Anderson Schreiber.

Agradecendo a presença do Promotor de Justiça Alexander Araújo, representando o IERBB em substituição ao Promotor Leandro Navega, que está em férias, o Procurador Anderson Schreiber relatou que o curso registrou a inscrição de 500 representantes da Controladoria Geral do Estado, da Secretaria de Estado de Fazenda, do Tribunal de Justiça do Rio, Secretaria de Estado de Educação, Senac, Faetec, Secretaria de Polícia Civil, Ministério da Saúde, além da PGE e do MPRJ, entre outros.

O Promotor de Justiça Emerson Garcia e o Procurador do Estado Rodrigo Zambão foram os palestrantes da aula inaugural do curso online.