23 de agosto de 2021
PGE-RJ celebra no Cristo Redentor homenagem às vítimas da Covid
Wimakeideas
PGE-RJ celebra no Cristo Redentor homenagem às vítimas da Covid

Em memória das vítimas da Covid-19, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado com a cor azul na noite desta segunda-feira (23/08). A ação foi uma iniciativa da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e da Associação dos Procuradores do Estado (APERJ) que celebram o Dia do Procurador do Estado nesta segunda-feira.

Pela manhã, a Procuradoria Geral do Estado inaugurou uma placa no hall do edifício sede da instituição em homenagem às vítimas da Covid-19. “Não existe partida para aqueles que permanecem em nossos corações”, diz a placa, que anuncia: “Homenagem Póstuma a todos os vitimados de Covid-19, especialmente aos familiares e membros da Procuradoria Geral do Estado”. Durante a pandemia, três servidores da PGE faleceram por Covid: Julian Milton Villareal, Carlos Henrique Moura Carestiato e Marilania Lacerda de Deus.

Durante o ato, a PGE homenageou a equipe de médicos militares que integra a Assessoria de Segurança Institucional do Gabinete da Procuradoria Geral do Estado, entregando aos 10 agraciados uma placa agradecendo pelos serviços prestados no período da pandemia.

“Em reconhecimento e gratidão pela dedicação e excelência dos serviços prestados em prol da instituição, de seus Procuradores, Servidores e Colaboradores e familiares, notadamente no período de enfrentamento da pandemia da Covid”.

No ato, o Procurador-Geral Bruno Dubeux pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid, em especial pelo ex-secretário de saúde do Estado, Carlos Alberto Chaves, falecido na última sexta-feira, lembrando que ele foi o responsável pela implantação da logística de distribuição de vacinas para todos os municípios do Estado do Rio.

O Procurador-Geral agradeceu pela parceria com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que cederam profissionais para integrar a equipe médica da PGE.

- Para nós da Procuradoria Geral do Estado é motivo de muito orgulho termos aqui um corpo médico tão qualificado, com profissionais muito competentes, e extremamente dedicados. Nós somos um Estado só. E se as instituições e os órgãos não dialogarem, não se empenharem na colaboração das suas atividades fins, o Estado fica mais frágil. E aqui o exemplo é exatamente este: uma parceria exitosa entre nós, a PM e os Bombeiros, afirmou Bruno Dubeux.

A Coronel Simone Simões, diretora Geral de Saúde do Corpo de Bombeiros, presente ao evento como convidada, ressaltou a importância de os órgãos estarem unidos durante esse período de crise sanitária.

- Quando a gente fala de doença, de pandemia, de covid, tudo muda de figura. Não tem dinheiro que pague uma vida. Não existe o branco, o preto, o pobre, não existe o rico. É uma doença que ela pode tirar qualquer um de nós. Nós temos muitas baixas, sim, mas temos também muitas vidas salvas. Temos que comemorar as vidas salvas e orar pelas vidas que nós perdemos e choramos muito. Juntos nós somos muito melhores e muito mais fortes, lembrou a Coronel Simone Simões.

O presidente da Associação dos Servidores da Procuradoria Geral, Rodrigo Lélis, presente ao evento, destacou a natureza da profissão dos médicos.

- Quero parabenizar e agradecer pela dedicação de vocês que vai muito além do exercício de uma profissão. Médico é a profissão mais bonita que tem, porque se você não tiver vocação e dedicação, não tem como você exercer mais ou menos, afirmou Rodrigo Lélis.

A Presidente da Associação dos Procuradores do Estado (APERJ), Adriana Bragança, lembrou que tomou posse na entidade durante a pandemia e pôde vivenciar de perto a atuação abnegada dos médicos na prevenção e cuidados para evitar o contágio do vírus.

-Eu tomei posse durante a pandemia e nesse tempo todo só ouvi elogios à equipe médica. Acho que essa homenagem foi uma brilhante ideia e muito merecida. É preciso ter vocação porque é uma função muito nobre e muito necessária. E eu pude testemunhar pessoalmente a dedicação da equipe com meus próprios familiares enfermos, agradeceu.

Os agraciados com a placa de reconhecimento pelo trabalho durante a pandemia, foram os seguintes:

Coronel BM André Luis de Almeida
Tenente Coronel PM Eduardo de Paula Vieira