Home > Imprensa > Notícias
23 de agosto de 2021
PGE-RJ celebra no Cristo Redentor homenagem às vítimas da Covid
Facebook Twitter
Wimakeideas
PGE-RJ celebra no Cristo Redentor homenagem às vítimas da Covid

Em memória das vítimas da Covid-19, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado com a cor azul na noite desta segunda-feira (23/08). A ação foi uma iniciativa da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) e da Associação dos Procuradores do Estado (APERJ) que celebram o Dia do Procurador do Estado nesta segunda-feira.

Pela manhã, a Procuradoria Geral do Estado inaugurou uma placa no hall do edifício sede da instituição em homenagem às vítimas da Covid-19. “Não existe partida para aqueles que permanecem em nossos corações”, diz a placa, que anuncia: “Homenagem Póstuma a todos os vitimados de Covid-19, especialmente aos familiares e membros da Procuradoria Geral do Estado”. Durante a pandemia, três servidores da PGE faleceram por Covid: Julian Milton Villareal, Carlos Henrique Moura Carestiato e Marilania Lacerda de Deus.

Durante o ato, a PGE homenageou a equipe de médicos militares que integra a Assessoria de Segurança Institucional do Gabinete da Procuradoria Geral do Estado, entregando aos 10 agraciados uma placa agradecendo pelos serviços prestados no período da pandemia.

“Em reconhecimento e gratidão pela dedicação e excelência dos serviços prestados em prol da instituição, de seus Procuradores, Servidores e Colaboradores e familiares, notadamente no período de enfrentamento da pandemia da Covid”.

No ato, o Procurador-Geral Bruno Dubeux pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid, em especial pelo ex-secretário de saúde do Estado, Carlos Alberto Chaves, falecido na última sexta-feira, lembrando que ele foi o responsável pela implantação da logística de distribuição de vacinas para todos os municípios do Estado do Rio.

O Procurador-Geral agradeceu pela parceria com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que cederam profissionais para integrar a equipe médica da PGE.

- Para nós da Procuradoria Geral do Estado é motivo de muito orgulho termos aqui um corpo médico tão qualificado, com profissionais muito competentes, e extremamente dedicados. Nós somos um Estado só. E se as instituições e os órgãos não dialogarem, não se empenharem na colaboração das suas atividades fins, o Estado fica mais frágil. E aqui o exemplo é exatamente este: uma parceria exitosa entre nós, a PM e os Bombeiros, afirmou Bruno Dubeux.

A Coronel Simone Simões, diretora Geral de Saúde do Corpo de Bombeiros, presente ao evento como convidada, ressaltou a importância de os órgãos estarem unidos durante esse período de crise sanitária.

- Quando a gente fala de doença, de pandemia, de covid, tudo muda de figura. Não tem dinheiro que pague uma vida. Não existe o branco, o preto, o pobre, não existe o rico. É uma doença que ela pode tirar qualquer um de nós. Nós temos muitas baixas, sim, mas temos também muitas vidas salvas. Temos que comemorar as vidas salvas e orar pelas vidas que nós perdemos e choramos muito. Juntos nós somos muito melhores e muito mais fortes, lembrou a Coronel Simone Simões.

O presidente da Associação dos Servidores da Procuradoria Geral, Rodrigo Lélis, presente ao evento, destacou a natureza da profissão dos médicos.

- Quero parabenizar e agradecer pela dedicação de vocês que vai muito além do exercício de uma profissão. Médico é a profissão mais bonita que tem, porque se você não tiver vocação e dedicação, não tem como você exercer mais ou menos, afirmou Rodrigo Lélis.

A Presidente da Associação dos Procuradores do Estado (APERJ), Adriana Bragança, lembrou que tomou posse na entidade durante a pandemia e pôde vivenciar de perto a atuação abnegada dos médicos na prevenção e cuidados para evitar o contágio do vírus.

-Eu tomei posse durante a pandemia e nesse tempo todo só ouvi elogios à equipe médica. Acho que essa homenagem foi uma brilhante ideia e muito merecida. É preciso ter vocação porque é uma função muito nobre e muito necessária. E eu pude testemunhar pessoalmente a dedicação da equipe com meus próprios familiares enfermos, agradeceu.

Os agraciados com a placa de reconhecimento pelo trabalho durante a pandemia, foram os seguintes:

Coronel BM André Luis de Almeida
Tenente Coronel PM Eduardo de Paula Vieira
Tenente Coronel BM Ana Paula Rodrigues Villar Romero
Major PM Luiz Alexandre Ferraz Cantanhede
Major BM Daniela Majerowicz Brito
Capitão PM Tatiana Soares Spritzer
Capitão BM Ana Beatriz Marones de Gusmão Machado Couri
Capitão BM Rodrigo de Farias Cardoso
Analista Médico Oziel Marcio Araújo Tardin
Analista Médico Simei Gonçalvez Abreu

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter