Home > Imprensa > Notícias
31 de agosto de 2021
PGE-RJ assina termo de cooperação com CNJ para usar plataforma Balcão Virtual em atendimento ao público
Facebook Twitter
Gil Ferreira/Agência CNJ
PGE-RJ assina termo de cooperação com CNJ para usar plataforma Balcão Virtual em atendimento ao público

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) firmou acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uso do programa Balcão Virtual. O presidente do CNJ, Ministro Luiz Fux, e o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, assinaram o acordo na tarde desta terça-feira (31/8), no plenário do CNJ, em Brasília.

Idealizado pelo CNJ, o Balcão Virtual torna permanente o acesso remoto dos usuários dos serviços da Justiça e visa desburocratizar e agilizar a prestação de serviço aos cidadãos. Nos próximos quinze dias, o cidadão encontrará no site da PGE-RJ acesso direto, via videoconferência, com quem poderá tirar dúvidas e conferir processos. Inicialmente, o termo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais cinco.

Antes da assinatura do acordo, foi simulado um atendimento de um advogado pela Procuradoria de Sucessões, a PG-14, que será a primeira Procuradoria especializada em inventários a atender o público pela nova plataforma.

Durante o ato de assinatura do acordo, o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, parabenizou o CNJ pelos inúmeros avanços e relevantes inovações que vem promovendo no Judiciário brasileiro e classificou a assinatura do termo como fundamental para o oferecimento da prestação de serviços da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.

- Essa ferramenta vai fazer com que a consulta dos advogados à Procuradoria Geral do Estado passe a ser uma atividade mais rápida, eficiente e inovadora, especialmente na área da dívida ativa e do processamento dos inventários, permitindo que a PGE passe a entregar ao cidadão fluminense um serviço de mais qualidade e com mais comodidade”, destacou.
O Ministro Luiz Fux agradeceu à PGE pela parceria com o CNJ e salientou que o ato significava um mergulho no seu passado profissional.

-Meu primeiro emprego foi como estagiário chefe da Procuradoria Judicial do Estado do Rio de Janeiro. Tive a oportunidade singular de trabalhar com o professor José Carlos Barbosa Moreira, que era o chefe da Procuradoria Judicial. E aqui é um momento feliz pra mim porque a Casa onde comecei minha vida profissional, agora está repleta de profissionais qualificadíssimos, fazendo um acordo de tamanha importância para o Rio de Janeiro, afirmou o presidente do CNJ.

O Procurador do Estado Guido Maciel, chefe da Procuradoria de Sucessões da PGE, que participou do atendimento simulado, elogiou a plataforma do novo serviço.

-O Balcão Virtual irá incrementar a comunicação com os advogados, o que é um excelente caminho, de modo a que, de uma maneira ágil, confortável e segura, eles possam ser informados acerca da tramitação do processo de seu interesse dentro da Procuradoria-Geral do Estado.

O Subprocurador-Geral do Estado, Flávio Willeman, também participou do ato da assinatura do termo de cooperação com o CNJ.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter