Home > Imprensa > Notícias
16 de dezembro de 2020
Direito e Tecnologia
Facebook Twitter
Direito e Tecnologia

Após o recente lançamento do Maria da Penha Virtual, aplicativo criado através do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da UFRJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o grupo multidisciplinar, que une alunos de Direito, Design e Tecnologia da Informação, e a professora/facilitadora, Kone Prieto Furtunato Cesário, se reuniram com o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, e com o procurador-chefe da Coordenadoria do Sistema Jurídico da PGE-RJ, Bruno Boquimpani. O objetivo do encontro, realizado virtualmente, nesta terça-feira (15), foi apresentar as particularidades da ferramenta.

“Através da tecnologia, com processos otimizados e etapas burocráticas e manuais automatizadas, essa iniciativa tem muito a contribuir com o Direito e a Justiça”, destacou o procurador-geral, Bruno Dubeux.

Direito Ágil – Startup dedicada à automação de fluxos processuais, com foco na concretização dos direitos humanos, a Direito Ágil nasceu como parceria estratégica entre a Universidade e o Poder Público. Um dos seus integrantes, o estudante de Direito e criador do Maria da Penha Virtual, Rafael Wanderley, fundamentou a ideia a partir da sua observação na prática jurídica.

“O aumento da violência doméstica em 50% no Rio, durante a pandemia, foi o meu ponto de partida. Unir a demanda aguda ao direito postulatório, para possibilitar a vitima de fazer o próprio pedido, concretizou a proposta”, resumiu Rafael Wanderley, que também é ex-estagiário da Coordenadoria do Sistema Jurídico da PGE-RJ. Ele criou o aplicativo quando ainda atuava na Instituição.

“O tempo do Estágio é fundamental na formação ampla dos estudantes. Sem dúvida, o fato de a PGE-RJ ser uma Instituição que respeita a Lei do Estágio proporcionou ao Rafael a possibilidade de ele desenvolver outras habilidades, primordiais ao rumo profissional que ele traçou”, sublinhou a professora Kone Cesário, que também é vice-diretora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (FND-UFRJ) e cofundadora do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da UFRJ (CEDITEC -UFRJ).


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter