02 de setembro de 2020
Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto ganha destaque em Ciclo de Palestras ‘As marcas da proveniência e a cultura material’

*Luana Carmelina

A biblioteca Marcos Juruena Villela Souto, da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE- RJ), é a única de órgão jurídico do Estado do Rio de Janeiro representada no evento “As marcas da proveniência e a cultura material” - organizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O evento acontecerá durante o mês de outubro. As inscrições são gratuitas e terão início em 20 de setembro.

No dia 8 de outubro, Thiago Cirne, bibliotecário da PGE-RJ, representará a Instituição com a palestra “O acervo fundador da PGE-RJ: uma análise material sobre marcas e narrativas jurídicas”. Mediada por Jaqueline Barradas, do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO), a sessão também contará com a exposição “Histórias adormecidas nas estantes: um exercício de identificação de marcas de proveniência gráficas no acervo da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3)”, de Luciana Maria Napoleone.

Além do ciclo de palestras, o evento oferecerá 100 vagas para o minicurso “O latim em ex-libris: uma introdução”, de Fábio Frohwein, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o minicurso será realizado no dia 22 de outubro e as inscrições estarão abertas a partir de 08 de outubro.

Outras informações: https://www.even3.com.br/ciclomarcasdeprov2020/

* Estagiária sob a supervisão de Simone Ronzani.