03 de outubro de 2019
PGE-RJ mantém Fernandinho Beira-Mar em penitenciária federal de segurança máxima no Paraná

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) conseguiu o indeferimento de pedido da defesa de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, para voltar ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (02), a pedido da PGE-RJ, a 4ª Câmara Criminal decidiu pela manutenção do preso em penitenciária federal de segurança máxima, em Catanduvas, no Paraná.

De acordo com a argumentação da Procuradoria-Geral do Estado, o retorno de um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho ao Estado facilitaria as articulações entre o grupo, responsável por diversas ações que têm por objetivo desarticular a atual política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a pena- Em 2015, Fernandinho Beira-Mar foi condenado a 120 anos de prisão por liderar uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio. Na ocasião, quatro rivais foram assassinados. Acumuladas, as penas de Beira-Mar chegam a 317 anos de prisão.